23 de jun. de 2011

SEMESTREZAGEM!

Esse semestre que pra mim, foi muito intenso, revelador e extremamente gratificante, se resume em uma palara: APRENDIZAGEM!

* Aprendizagem: s.f. Ação de aprender; aprendizado/ tempo durante o qual,se aprende/ Psicologia, método que consiste em ESTABELECER CERTOS ESTÍMULOS e DETERMINADAS RESPOSTAS, cujo resultado, é aumentar a adaptação do ser vivo ao seu ambiente.

Aprendi técnicas diversas, sem dúvidas!
Mas a palavra "aprendizagem" fez diferença mesmo, nas coisas que percebi ao meu redor, e que cresceram elefantescamente dentro de mim.


   Aprendi que de nada adianta dominar as inúmeras técnicas de desenho, se não houver dedicação, sensibilidade e poesia... e que tudo o que acontece dentro e fora de você, é instantaneamente refletido no seu traço e nos olhos de quem observa, avalia.
   Aprendi que pensar o pensamento dos outros, é de extrema importância para o crescimento do intelecto e da sensibilidade (que o diga Leonílson e Kaspar Hauser).
   Foi difícil, mas aprendi que alguns estresses, são necessários para saírmos da nossa tão "cobiçada" zona de conforto, e que eu posso trabalhar (SIM) perfeitamente na "panelinha de (sob) pressão"... mas também aprendi que não quero trabalhar assim. Não mesmo!
   Se antes eu vivia para cima e para baixo com lápis e caderno, neste semestre eu aprendi a nunca deixar este velho hábito. Anotar e desenhar idéias, podem ser o ponto de exclamação em certas situações.
   E se antes eu visitava assiduamente exposições, aprendi que tenho que visitar muito mais vezes...cada "visita", uma lição, um ponto de vista diferente.
   Por fim, aprendi a "viver sem borracha"! Se eu fizer um rabisco errado na minha vida... TUDO BEM! Eu reescrevo ou desenho de novo em uma folha nova! Simples assim!

APRENDI DEMAIS!
E creio que tudo o que eu vivi, senti e absorvi, está impresso nos meus trabalhos... tantos os erros quantos os acertos! Mais erros que acertos...hahahha..

Este, é o portfólio da disciplina "Desenho de observação II"
Mais pra frente, coloco os de metodologia visual e modelagem... ;)

Buenas... Hope you like it!


    Canson e guache.
    O exercício era observar um objeto transparente e delimitar, mapear todos os efeitos de luminosidade e pintar cada espaço de uma cor diferente.



    Alto contraste - Guache TGA
    Foto: Ava Gardner



    Síntese à três valores tonais - Colagem
    Foto: Salvador Dalí.

                

                  MODELO VIVO!




    Contorno cruzado  
    Canson, lápis dermatográfico preto e linha preta.



    Contorno cruzado 
   Canson, lápis dermatográfico amarelo e linha amarela.




    Modelado no estilete - Color 7 e estilete



    Modelado no estilete - Color 7 e estilete

As aulas de modelo vivo, foram ESSENCIAIS! Todos os curso de desenhos, faculdades de arte e afins, DEVERIAM ter em sua grade curricular, as aulas de modelo vivo!
Aguçam a sensibilidade, percepção, treinam os olhos, os desenhos melhoram muito... é FANTÁSTICO!


    Síntese à cinco valores tonais- Canson e guache TGA.
    Aqui, a primeira tonalidade, é o branco do papel.
    Referência: Quadro "NEVER ENOUGH", da artista Sylvia Ji.



    Síntese à 5 valores tonais - Canson e guache TGA.
    E aqui, a primeira tonalidade, é o cinza alto (o cinza claro).
    Referência: Foto da violinista Karen Briggs 

Well well well muchachos... é isso!

Na próxima postagem, volto com os desenhos de metodologia visual II e as peças de modelagem, okeijo?

"Há braços"
E obrigada pela visita!

(:

15 comentários:

  1. Filha estou muito orgulhoso de você do seu talento,da sua força de vontade e do seu amor pela arte, e que DEUS o maior Autor, Artista e Pintor deste mundo te cubra de benção sem medida.

    Um grande beijo deste admirador.

    Papai

    ResponderExcluir
  2. Oi Lidia! que ótimos trabalhos, gostei muito da escolha das imagens de referência: refletem seu mundo, parabéns.
    Por enquanto fico com ciúme de você ter postado somente as propostas do professor Luis! srsrrs
    Aguardo ansiosa os próximos :D
    beijus e ótimas férias
    Profa. Laura

    ResponderExcluir
  3. Aaaawwwwn, Papaaai! ♥
    Você me deixou emocionadinha agora viu.......VÉIO! hihih..

    Amém, amém e AMÉM!
    E obrigada por tudo sempre...
    Depois de Deus...você, a mamãe, Nathi, Sassá e Cindy são minhas maiores referências!

    TE AMO!

    ResponderExcluir
  4. HAHAHAHAHHAHAHA....MUITÍSSIMO OBRIGADA "tia Lauraa"
    E não fique com ciúmes não... a próxima postagem será SOMENTE com os seus trabalhos....vai ficar lindo!
    Mando o link assim que eu postar, tá?

    Obrigadaaa e ótimas férias pra você também!
    Sãããper beijo!

    =D

    ResponderExcluir
  5. Adriana Felippejunho 23, 2011

    "Por fim, aprendi a "viver sem borracha"! Se eu fizer um rabisco errado na minha vida... TUDO BEM! Eu reescrevo ou desenho de novo em uma folha nova! Simples assim!" (LIKE!!!)

    Amigannnn,

    Seu trabalho é absurdo! Precisa contagiar outras esferas... Vc. precisar cair no mundo, chegou sua hora! metros e metros da melhor seda para vc.
    gde. beijo!

    ResponderExcluir
  6. Liii! Lindos trabalhos! Mega talento! Posta mais? hehe
    Realmente dá para entender a sua ausência em alguns fds!
    Lembro algumas conversas que tivemos e vc tentando achar o curso ideal pra você! Será que achou? kkk
    Deus te abençõe e capacite cada vez mais.
    bjão,

    ResponderExcluir
  7. Sócia, o que são esses trabalhos? Você é artista mesmo! Parabéns, sempre e sempre.

    Beijo gigante.

    ResponderExcluir
  8. Ela é uma artista não.....ela é, sempre foi e sempre vai ser a melhor artista que ja existiu

    ResponderExcluir
  9. O que falar né Lili?
    Dando o sangue pela coisa que você mais ama.
    Só posso dizer que me orgulho imensamente de cada coisa que você faz!

    Fica bem, fica FIRME, e seja o que você nasceu pra ser, sem medo algum!!!! =D

    ResponderExcluir
  10. Lidia

    fico muito feliz por muitas coisas: primeiro por ter encontrado JESUS, segundo por ter se encontrado, terceiro por ter encontrado seu lugar ao sol... Parabéns por suas obras de arte. Elas são fruto de seu dom que adicionadas à busca do conhecimento técnico e à muito esforço resultam em trabalho bem feito, bem desenvolvido. Ou, como você diria: OBRAS DE ARTE = DOM + TÉCNICA + ESFORÇO/TRABALHO (FATO!). Nossos fazeres e saberes são pequenos pedaços de nós mesmos, relacionados numa montagem, colagem, mosaico. Afinal de contas, o que nós somos mesmo senão pedaços amalgamados de muitas vivências e experiências. Deus abençoe. bj gde. Andréa de Paula.

    ResponderExcluir
  11. * Dri,amigannnn

    Sem palavras pra descrever o companheirismo durante o semestre!
    Pode ter certeza que toooodas as nossas conversas, visistas às exposições, cafézinhos e bolos, desabafos, crise dechoro, curtição de bobeira e as inúmeras crises de risadas fizeram toda a diferença viu...

    Desejo o mesmo pra você...
    Metros, metros e METROS, da melhor seda, da mais pura, da mais PHYNA (hahahaha) pra você, porque tu merece!
    AMIGAN!

    -----------------------------------------


    * Lyyyyy!
    Muito muito obrigada amigãnmããããnnnn!
    Lembro sim das nossas inúmeras conversas onde a minha angústia era decidir entre Desenho industrial, artes plásticas e moda... ahahhahahaha...hoje não me vejo em outra área a não ser Plásticas...ehehhe
    Obrigada pelas conversas e orações amiga!
    "TE AMO VOCÊ"

    ;D

    -------------------------------------

    * Sóciaaa..
    Uma vez sócia, SEMPRE SÓCIA né? ... hheheh
    #VatapáComAzedumeFeellings!
    ahhahahahahahah... ^^

    Muito orbrigada linda!
    de corazón!

    -----------------------------------

    * Ai Vanny... sua LINDA!
    Nem conto o seu comentário...afinal são ONZE ANOS DE AMIZADE!
    Sei que você sempre estará comigo em qualquer situação, assim como eu SEMPRE estarei pra e por você!

    TE AMO MUITO AMIGA!

    ResponderExcluir
  12. * Néralyyys...
    Não consigo achar palavras... ehhehe
    Só consigo agradecer!
    Afinal, você faz parte de todo o meu processo, e existe MUITO de você nos meus trabalhos..afinal, além de participar e conviver comigo entre gesso, areia, tintas, massa corrida, de "doar o seu rosto" pra fazer máscara, apresentar trabalhos comigo, opinar, aturar meus pitís...ahhah...além disso tudo, você é a irmãzinha que eu pedi pra Jesus...lembra?
    Eu sabia que eu tava certa... que se a mamãe tivesse um menino, ela podia dar pra vovó... ahahahah

    Amo você na minha vida!
    AMO DEMAIS!

    "Abenxoada"
    AHAHAHAHHAHAHAHA...

    ResponderExcluir
  13. "Nossos fazeres e saberes são pequenos pedaços de nós mesmos, relacionados numa montagem, colagem, mosaico."

    É verdade Dé, FATO! hehehe
    MUITO OBRIGADA!
    =D

    Como o papai disse ali em cima...Deus é o maior autor, artista e pintor desse mundo!
    E é verdade mesmo... fico imaginando Ele colando cada estrelinha no céu, escolhendo as tonalidades do por do sol....
    Antes eu fugia do que me fazia feliz por completo...hoje não canso de agradecer a Jesus por ELE ter me escolhido e me presenteado com esse dom e com o amor todo que tenho dentro de mim pelo que faço!
    Sonho que nasceu no coração DELE primeiro, e que ELE faz nascer no meu a cada dia!

    Obrigada por tudo prima!
    Desde orações, conversas, conselhos...enfim!

    Tô numa fase, que não consigo pedir muito...só tenho a agradecer!!
    (:

    ResponderExcluir
  14. Também sou sua fã amigan!

    Ponto de exclamação!
    ;)

    ResponderExcluir

Hum? Hum?