2 de jun. de 2011

POESIA EM DESENHO GEOMÉTRICO



Até hoje me lembro da primeira aula de desenho geométrico na faculdade.

Lembro do professor Negrão (queridíssimo) se apresentando... dizendo onde estudou, onde trabalhou e etc... em menos de quinze minutos, todos na sala já gostavam dele, mas acho que os"violinos tocaram" mesmo, enquanto ele mencionava sobre a sua paixão por ser educador!
Paixão tamanha, que registrou um desejo pessoal em cartório.
Que quando vier a falecer, que em sua lápide seja escrito o seguinte:
"J.D Negrão - Deu aula até ontem".

De repente ouve-se a sala em uníssono: "Ooooooouuuuunnnnnn"!
Aí, bateu aquela empatia e carinho especial por esse SENHOR PROFESSOR!
Mestre! Aprendemos muito!
Verdade que para alguns de nós (eu inclusa), o processo foi doloroso, mas aprendi, absorvi e sou grata por isso... e pelas pranchas também... agora, olho pra elas e acho linda! Hahhahaha...

Hoje (um semestre depois), os violinos voltaram a soar para mim novamente...

Negrão explicava sobre a TANGÊNCIA!


TANGÊNCIA segundo o dicionário Aurélio:
* "s.f Matemática, estado ou qualidade de tangente.
Ponto de tangência, ponto único em que duas superfícies se tocam"

Outras fontes:
* "Ponto ou linha de contato de duas superfícies.
* "Ponto de ENCONTRO de duas linhas.

Eis a palavrinha mágica: ENCONTRO!
Então, entre exercícios, circunferências, raios, perpendiculares, teorema de tales e mediatrizes,a geometria invadiu a minha vida em forma de poesia!

Tenho "bem-vivido" muitos momentos tangenciais ultimamente.... e para mim, ter esta aula hoje, fez tooodo sentido...liguei todos os pontos!

Ah, e hoje faz uma semana (JÁ!) que eu e o Leonílson nos tangenciamos..
...e foi um encontro inesquecível.
ETERNIZADO!

Abaixo, o bilhete que recebo da Adriana, (que viu de perto minha paixão pelo Leonílson nascer), em meio às explicações sobre tangência... cabecinha fervilhando...hahahaha





Besitos amigos...que a sexta de vocês seja INCRÍVEL!
\O/

6 comentários:

  1. Adorei o post, muito bom
    mesmo não entendendo lhufas de matemática...
    Essa história de tangente, seno, coseno...Me rendeu boas recuperações finais, hmft!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Jú!

    É... eu também não entendo lhufas de matémática e detestaaaaava geometria nos meus tempos de escola....

    Mas a Arte é tão atrativa que faz você ligar todos os pontos e até a bendita geometria fica bonita!
    ahahhahahahah...

    Beijão e muito obrigada pela visita!
    =D

    ResponderExcluir
  3. Eu AMEI esse post! Parabéns por fazer a geometria fazer algum sentido(para mim) e de forma tão linda. =]

    ResponderExcluir
  4. Ah Mê, obrigada gatinha!
    ;D

    A geometria só fez sentido pra mim também, no dia que eu tive essa aula de tangência... agora eu até gosto de geometria...ficou mais fácil sabe... ahahahha

    ResponderExcluir
  5. Amigannnnnnnn,

    que lindo! Quem dera todas as pessoas pudessem ter aulas poéticas de geometria com o Profo. Negrão, quem dera todos pudessem trocar bilhetinhos, como meninas de 12 anos.

    gde. beijo,

    ResponderExcluir
  6. verdade né Dri!
    hahahah...

    Somos prvilegiados!

    ^^

    ResponderExcluir

Hum? Hum?