6 de jul. de 2011

Da pluralidade à sensibilidade!



"Nunca consegui produzir o últil.
Só o inútil gesto de me sentir livre e procurar a expressão mais direita do universo interior, feito criança".
{ Flávio Império }





Ontem o dia foi de ENCANTAMENTO!
E quem me encantou e me cativou desta vez, foi o Flávio Império.

A ocupação Flávio Império, situada no Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149), é uma homenagem ao artista da "pluralidade".

Uma exposição pequenina... mas muito linda, aconchegante, acolhedora, com uma dose de "festividade" no ar, Bethânia { ♥  } tocando ao fundo... (:

Flávio atuou como arquiteto, professor, artista gráfico desenhista, pintor, diretor, cenógrafo e figurinista!  UFSSS!
Mas apesar de toda essa pluralidade, a mostra no "Itaú Cultural", propõe ao público, conhecer a arte que está presente em todas as suas obras: a serigrafia!

  
   "Meus quadros, ousaria, são as minhas janelas.
    Por elas deixo entrar a luz do dia, e o dia varia.
    E cada um tem sua luz própria e sua própria temperatura.
    Nuns tem greve; noutros, baixaria".


A técnica de serigrafia, também conhecida e "popularizada"como "Silk Screen", é um processo de impressão; de estamparia, onde através de um desenho feito em uma tela preparada com Nylon (esticada num bastidor),  a tinta é vazada; carimbada com o auxílio E pela pressão de um rodinho.

É bem legal!
Flávio usava muito dessa técnica para a composição de seus cenários!

Na ocupação, o visitante tem a oportunidade de conhecer de perto o trabalho do artista e entrar em contato com a técnica da serigrafia, através de uma oficina gratuita, onde você tem a possibilidade de escolher um desenho (cópias dos desenhos de Flávio) e imprimir estampas em tecidos ou até mesmo em peças de roupas (só levar a peça...camisetas, bolsas, etc...), tudo com o auxílio de monitores!

   Sou eu aí em cima! hahahah...


É um programa super gostoso!
Legal pra ir com a família, amigos, namorado(a)... aí  aproveitem e visitem outra exposição muito bacana: RUMOS À ARTE CIBERNÉTICA, que é no mesmo prédio (mas depois eu falo com calma e mais detalhes dessa exposição) e pra finalizar, sentem-se pra saborear um bolo de chocolate com damasco DELÍCIA acompanhado de um cafezinho, lá no CAFÉ SPAZIO, que fica  no mesmo espaço do Itaú cultural também!

E se você adora visitar exposições,mas ninguém do seu convívio diário ou conhecidos gostam, "se pegue" de companhia e vá sozinho bicho!

Visitem mesmo viu... é super bacana e só está disponível até o dia 17!

" Desenho desde criança.
O teatro me ensinou a vida; a arquitetura, o espaço; o ensino, a mansidão; a pintura, a solidão! "

É CULTURA À NOSSA DISPOSIÇÃO!
Saibamos aproveitar!
\O/


Embora eu queira muito, mas muuuito mais, já aproveitei a minha dose de Flávio Império (ontem)!
Hoje, estou indo pra minha cidade linda e maravilhosa: Rio de Janeiro!
Vou alí, respirar outros ares, viver outras cores, descobrir mais tonalidades, sentir outras texturas, comemorar PRIMAVERAS, e apertar muito toda a minha família que estou morrendo de saudades!

Beijos e "HÁ braços"








Um comentário:

  1. Olá! Já fui na do Flávio Império, bem legal! Mas a de Arte Cibernética ainda não estava...vou com certeza!

    Bjos, Liliana

    ResponderExcluir

Hum? Hum?