23 de jan. de 2012

O som do coração!

  

As vezes eu me pergunto por quê o meu coração sorri e bate mais rápido toda vez que escuto o som dos violinos e do cellos...
  Ou então, por quê fico feliz com a rouquidão da gaita... ou ainda: por quê não tampo meus ouvidos com os "gritos" dos saxofones?
  Por quê guitarras me arrepiam, e por quê o contra-baixo fala tão alto dentro do meu peito?
  Por quê mexo os pés e as mãos quando os pandeiros, as timbas e tambores aparecem?
  Por quê a "complexa simplicidade" do violão deixar tudo parecer tão...normal?
  Por quê pareço estar sentada em nuvens ou ouvir o som de flautas e harpas?
  Por que resolvi estudar piano { instrumento que sossega o meu coração } assim... tão de repente?

  Há alguns anos atrás (na verdade até este mesmo segundo), eu não conseguia entender porque me sentia tão emocionada, tocada, envolvida e tão ministrada pela música, sem saber NADA sobre ela.
  Da música, eu só sentia a certeza do prazer e da emoção que sua voz me proporcionava somente de ouví-la.

  Hoje, com quatro meses de aula; entre linhas e espaços, sinais de repetição, pontinhos de aumento, ligaduras, barras que me confundem, tons e semi-tons, acentuação métrica, compassos...4/4 ... 3/4 (Aaaawwrrr..) e etc, posso dizer que gosto da dificuldade que encontro. É encantadoramente desafiadora!
  Sei que o intelecto briga muito com a emoção, e por conta disso, vai demorar para entender a  pauta com todas as suas complicações, mas tenho certeza que bem lá no fundo, a minha alma, o meu espírito e o meu coração conseguem ler e entender cada nota em seu determinado tempo.
  E creio que quando quem lê é o coração, a música simplesmente flui! Em alguns casos (como o  meu), pode demorar um pouco, ou muito (meu professor que o diga - altos estoques de paciência), mas acontece!
  É assim que eu quero entender música... com o coração.
  Sem pressa e sem cobranças. (:


  O vídeo abaixo, é de Jon Schmidt, e a única coisa que eu desejo, é um dia (quem sabe) poder sentir o que ele sente e demonstra (seja lá o que for) ao tocar piano e violino (que um dia eu ainda vou aprender) ...  e que deve ser muito bom!
  O nome da música é: "ALL OF ME".
  E é exatamente desse jeito que eu enxergo a música: uma ligação direta com o seu coração, uma tradução de quem você é!  



Essa também é muito linda, com  Piano e Cellos !
E pra quem quiser conhecer, aqui está o site do Jon, com músicas incríveis: The piano guys .





HÁ BRAÇOS!



5 comentários:

  1. Vc é linda e me inspira com seu coração. Definiu tudo que falamos e sentimos quando ouvimos e vimos este vídeo. Que o seu coração continue batendo no compasso da música, e a sua alma continue lendo cada notinha para ouvir o Senhor falar. Inspiring!!Tks for share. :)

    ResponderExcluir
  2. Amigannn,
    a música é a linguagem universal e por isso é capaz de romper fronteiras.
    parabéns por poder dedicar-se; faz bem ao corpo, mente e espírito. Bora ouvir o som do coração.
    bjão!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Lídia querida
    Fiquei feliz quando li o que vc escreveu. Me inspirou. A música é uma das coisas mais importantes da vida. E como meche com a gente, né? Ela tem o poder de nos transformar. Isso já foi comprovado até pela ciência. Já li algumas coisas... O nosso corpo tem som e ritmo próprio, um ritmo próprio que varia e se influencia pelos sons. Nosso cérebro capta vibrações e se movimenta para ler essas informações e passa a vibrar igual. As batidas do coração, o ritmo do fluxo do sangue, vão junto. As moléculas se transformam, dançam. É uma sinfonia, uma festa. De fora e de dentro. Os sons harmônicos não dão trabalho ao nosso cérebro, sendo “lidos” e ouvidos sem esforço e sem movimentos bruscos e incompatíveis, que agridem o equilíbrio do nosso funcionamento. Os sons podem curar, mas os ruídos podem prejudicar. Por isso, vamos combater algumas músicas que tão rolando por aí! Já declarei guerra, rsrsrs. Os gregos diziam que a música é o remédio da alma. É é. Ela cura, ela deixa a gente muito melhor. Tocar, então, é maravilhoso! Estudar música é pra vida inteira, tem sempre mais coisas pra aprender. Mas quando a gente toca uma nota, pode ser uma só, com o coração, faz diferença.
    Dá uma olhada no Google, tem um cientista japonês (Masuro Emoto) que fotografou cristais de água congelada. Ele usou águas de fontes diferentes, de rios limpos e rios muito poluídos e deixou frascos de águas em cabines, em contato com músicas e gravações diferentes. Depois fotografou os cristais. É inacreditável a diferença das imagens.
    Os cristais que receberam o som da voz do Hitler ficaram escuros, como um pulmão de fumante...Os cristais que receberam a pastoral de Bethoven pareciam cristais de flores. Lindos! Se a música faz isso com a água, o que causa na gente que tem 70% de água no corpo!!

    Muita saudade de você, da FPA! Esse ano a gente toca um pouco juntas, né! Abraço muito forte. Fica com Deus!
    até já.
    Fla

    ResponderExcluir
  5. A música faz parte da minha vida, não sei viver sem...A música tem o poder de nos tocar profundamente, de nos chamar, de nos movimentar, e até mesmo de nos irritar algumas vezes...rs
    Música é maravilhosa e pode identificar nossa personalidade, nossos momentos emocionais, nossos sentimentos. Amo música!
    Bjos,
    Liliana Bellio

    ResponderExcluir

Hum? Hum?